Lugares


A Serra da Leba

Esta Serra é ponto obrigatório para quem visita Lubango. Penso que é um lugar único no mundo. Fica a uns trinta quilómetros do centro da cidade e no caminho para lá a paisagem é muito bonita e variada. Faz-me lembrar um pouco o Minho e até o clima por aqui, é bem mais fresco e húmido. Lá no topo, a vista é de cortar a respiração. A estrada aos (esses), a vista cá de cima onde se pode ver a cascata enorme que tem, as escarpas da montanha, onde me lembrei do meu amigo João que é um adepto fervoroso do alpinismo, fazem deste lugar um paraíso para quem gosta de alturas e paisagens de montanha. Lá em cima temos um restaurante simpático que nos serve alguns pratos com qualidade e a preços simpáticos. Já não sei se era a fome ou a altitude mas o bitoque que lá comi, soube a pato. 
 

Deixo-vos aqui algumas das fotos que tirei que, como já vos disse muita vez, não fazem justiça ao que os nossos olhos vêm.





Tundavala

A Tundavala é um outro lugar no meio das planícies montanhosas da província que aconselho todos a visitar. Tem muita água (chove bastante por aqui) e os cursos de água são abundantes. No caminho para Tundavala existe um pequeno desvio que nos leva a umas quedas de água com uma paisagem edílica, onde se passa um bocado muito agradável a apreciar a natureza e os bicharocos que por lá aparecem.


É pena o lixo
A única coisa que dá pena, é o lixo das pessoas que para lá vão fazer piqueniques e beber uns copos e que não têm o discernimento de preservar o património lindo que a terra lhes dá. Tenham juízo pessoal. Daqui a uns tempos quando o local já estiver sujo demais para as vossas pretensões, irão reclamar. Tenham cuidado com o que deixam para trás, não custa nada trazer o lixo para um caixote e preservar aquilo que a natureza nos dá de melhor. O município deveria contudo, mandar umas equipas de limpeza a lugares destes que, no fundo, são o cartão-de-visita para quem vem de fora e para quem lá mora e quer relaxar.

Não esquecer! Tundavala vale bem a pena visitar.


Uma manhã na Baía Azul
 
Fui de manhã até à praia da Baía Azul. Uma manhã bem passada na companhia de bons amigos. A água, para variar estava uma delicia e ainda deu para fotografar a vida animal local ou ir beber uma Cuca com o Louis Armstrong.

 Só não fui à pesca porque a embarcação não me inspirou para tal. Ainda assim houve quem apanhasse peixe e choco. Devia no entanto ter comprado a garoupa de quase dois quilos que um pescador me veio oferecer. Podia ter ficado com ela por 2000 KZ (uns 8€). No forno, devia ser uma delicia.

Fica para a próxima.

Abraços






























 A caminho de Benguela passando no Sumbe e não só

A banda local
Nas quedas
Os meus amigos fizeram uma viagem que, assim que me seja possível, farei também. Passaram nas quedas do Sumbe e Por alguns locais no Cuanza Sul que aqui deixo. Alguém me sabe identificar onde são:


Vai um café à beira mar?




















 Benguela

Quem vier a Benguela, tem muitos cafes porreiros para vir beber uma Cuca ou um café. Um deles fica na Av. Comandante Kassanje, O tropical. É um café com uma esplanada muito fixe que, tem sempre musica e umas televisões disponíveis. Além disso o café é Delta. À noite tem musica ao vivo muitas vezes e Karaoke para quem goste. O ambiente é muito porreiro e a esplanada ao ar livre é bastante agradável. Além disso tem um jardim muito fixe mesmo em frente. Venham visitar.


 Huambo

Passei no que resta da casa do Savimbi. Local de contrastes. É uma cidade do interior, com transito caótico e com grandes Jipes, motos com fartura e crianças pequenitas a ir para a escola com os seus cadernitos e com a cadeirinha de plástico para se poder sentar.


Já fiz duas amizades no primeiro dia, o Edson, que trabalha na firma e a D. Emilia me recebeu com um enorme sorriso e nos fez um almoço à maneira. Por enquanto, tirando a saudade das minhas miúdas, o balanço é bom. Agora vou dormir que à dois dias que não prego o olho.

Hoje fui com o meu colega Jaime ao estaleiro da firma. Já me sinto mais confortável a conduzir. Ainda assim é preciso estar bem atento porque a malta das motos é completamente louca. Eles metem-se pela esquerda, direita, centro, por qualquer lado. Mas enfim, temos de superar isto e, como diz o ditado: "em Angola, sê Angolano".


Amor e uma cabana?













Um café original no Kuito com direito a mini jardim zoológico:


























Ecunha, tem paisagens incríveis:











3 comentários:

  1. Um churrasquinho ao almoço sabe sempre bem!

    ResponderEliminar
  2. Olá amor não vejo a hora de estarmos os três novamente juntos e irmos a esses sítios magníficos já agora adorei o porteiro faço votos de quando for ai ir cumprimenta-lo

    ResponderEliminar
  3. Gosto sempre de ler os teus acréscimos, tudo a correr bem Paulo., beijinho

    ResponderEliminar