domingo, 26 de agosto de 2012

Falar de umas terras


 Vamos falar um pouco mais desta terra. Começando por aqui mesmo e para animar o meu amigo Shô Cabaço e todos os meus amigos Sportinguistas. Aqui fica o Sporting Clube de Benguela que fica a 2 KM de onde moro. Claro que também temos o Sport Benguela e Benfica. Um clube com outra dimensão, é claro, hehehehe.
Kuito
Encontrei os clubes quando andava a procurar aquele que, espero, virá a ser o novo colégio para a minha filhota. O Colégio Sessa. O ensino por aqui, tem as suas limitações e para quem vem da Europa temos de ter algum cuidado. Ao que me dizem o Sessa é dos melhores. 
Partindo de benguela para a província do Bié, passamos por alguns municípios que devo mencionar e deixar algumas fotos. O Kuito por exemplo é um pequeno município do Bié que, a caminho para lá, se passa sempre por umas aldeias pitorescas, por natureza diferente da que estamos acostumados, por uma cidade em franco crescimento e bastante pitoresca em que encontramos um povo afável, simpático e hospitaleiro que, apesar dos maus tratos que a passada guerra lhes causou, ainda têm um sorriso e uma esperança incrível no futuro apesar do pouco que têm e onde no fim do dia, nos podemos refrescar com uma Cuca neste bar bem pitoresco com uns amiguitos bem engraçados.
Vou então falar de umas terras, começo por Ecunha na província de Huambo onde se vêm umas árvores bem giras umas aldeias e umas paisagens bem lindas com um sustento agrícola à base de feijão, milho e mandioca.
De Ecunha passo para Gove onde se tem uma Barragem bem moderna. Angola cresce a olho nu. E se nos fartar-mos de andar, podemos sempre parar e fazer uma fogueira e assar um chouriço e beber uma Cuca.
  Dali podemos ir ao Mungo na província do Huambo. A principal actividade deste povo e a sua base de sustento, é a agricultura, onde se destacam como principais culturas o milho, feijão, feijão-frade, abacaxi, batata-doce, mandioca (claro), soja e hortícolas diversas. 
A pesca também aqui está presente e a apicultura. Aqui podemos ver o que a natureza tem para nos dar e, porque não, ir á pesca, se o barquito aguentar com o peso. Uma coisa é certa, não faltará de comer porque a terra é fértil, como de resto em toda Angola e seja carninha ou legumes e fruta, toca a empurrar para baixo com uma jolinha Nogal. O que comer? Os pratos do dia hoje são Lossua, peixe seco assado e Sumati. O restaurante é bem no meio do bairro e para lá chegar, à que passar por umas ruas labirínticas que, a não ser que se tenha um guia e estomago de ferro para comer estas iguarias, o melhor é levar uma frutinha e umas sandochas e, claro está empurrar tudo com uma Eka fresquinha.
Hehehe, não, não tenho contrato com as marcas de cerveja nacionais. É só para a malta ficar a conhecer e refrescar a memória dos patrícios que já cá não veem à muito tempo.
À falta de comer, façam como o tipo da sobrevivência na TV e comam alguma da bicharada que se encontra pelo mato. Aqui o meu amigo João estava com ideias mas, acabei por lhe dar uma sandes de queijo e ele já não teve de acabar com as térmitas. Se tiveres estomago para isso podes sempre comprar um porquito e fazer uma patuscada a sério. Aqui custam, se souberes onde procurar, cerca de 3000 KZ (27€). Sempre se ajuda quem precisa e garanto-vos, são uma delicia.
Funge, Peixe seco e Sumati
Lossua
Cerveja Eka
Para acabar, porque não voltar às praias. Passar pela zona dos pescadores, apanhar a maresia e dar uma volta pela praia Morena que, agora, tem uma avenida toda remodelada e o pessoal, quando o tempo ajuda, não perde a oportunidade de dar um mergulho. Apesar de agora estar “frio” dizem eles. Ainda assim, o frio deles faz com que a água esteja a uma temperatura bem agradável que, em pleno Agosto, tomara Sesimbra ter uma água com a temperatura desta.
Barragem Gove

Barragem do Gove
Olha o petisco
O lugar, como já vos disse, é muito fixe e pacífico. Tem andado um pouco mais movimentado porque na 2ª feira que vem chega aqui em campanha o Presidente José Eduardo Dos Santos. Nesse dia não se trabalha por aqui. Até ao próximo fim-de-semana vamos andar assim que é quando se vão dar as eleições. Nada de problemático de resto e a única atenção que se tem de ter aqui em Benguela é evitar ajuntamentos. 
Na segunda-feira o Presidente vem inaugurar o aeroporto internacional de Catumbela que, para mim, vai ser bastante bom, visto que vai ter voos directos para Portugal e assim evitar escalas em Luanda.
Por agora é tudo, Um forte abraço a todos e um enorme beijinho á minha mulher e à minha filhota que, sem elas, nada disto faz sentido.

À pesca

Térmitas, será que é petisco


Cerveja N'Gola
Barcos para ir à pesca não faltam


Aeroporto Internacional Catumbela


Angola vai a votos
Cerveja Nogal



Praia Morena
Leitões a 3000KZ
















E apanha mais que a malta do Emilia, heheh!




1 comentário:

  1. Que luxúria. O Presidente vai em campanha eleitoral, e toma, não se trabalha. É melhor do que em Portugal.
    O Shô Cabaço realça com apreço, o carinho com que o Shô Soares fala do Sporting.

    ResponderEliminar