segunda-feira, 22 de abril de 2013

Um passeio ao Sumbe (Novo Redondo)

Este Domingo tive possibilidade de ir passear novamente. Desta vez decidiu-se ir até às Quedas da Gabela (ou da Binga, acho que lhes chamam das duas maneiras).
O trajeto é cerca de 256Km para cada lado e apesar de a estrada ser estreita (tratando-se do principal acesso a Luanda, podiam ter feito bem melhor) o caminho faz-se bem.
Comecei por parar no Lobito para ver os bandos de Flamingos cor-de-rosa que param lá. Bonito de se ver. Depois, seguindo viagem, chegamos ao cruzamento Huambo/Luanda e seguimos para Luanda. Passamos por Culango, pela entrada do Egito-Praia (fica prometido visita na próxima oportunidade), parámos em Casa Branca para desentorpecer e beber um sumo de Goiaba muito fixe e depressa chegámos a Canjala. A paisagem, desde que se sai do Lobito começa logo a alterar e a partir deste ponto, os cursos de água são inúmeros e as pontes por onde passamos oferecem sempre um espetáculo natural muito bonito. Seguindo viagem, passamos ainda por terriolas como Eval Guerra, Farol do Kicombo, no Restaurante Eclipse no Quicombo (onde me cobraram 200Kz por um café deslavado) e finalmente chegamos ao Sumbe.

A Sé Catedral no Sumbe
O rio Keve

Aqui entrámos um pouco na cidade e fomos ver as praias e a sé. Existem por aqui à beira mar vários restaurantes para se almoçar com ótimo aspeto, vale a pena vir ao Sumbe dar uma volta. Retomámos o nosso destino e passámos por Bezengulo, Cassonga e Quilunda até chegarmos à Cachoeira. Ainda fomos mais à frente na direção da Gabela e, imagine-se, ainda entrámos no Zaire. Aldeia do Zaire, claro.
A praia no Sumbe

As quedas são espetaculares
As quedas de água são realmente um espectáculo lindíssimo oferecido pela natureza, e nesta altura, devido às chuvas, o caudal estava forte e a beleza é ainda maior. Acabámos a comer um churrasco no restaurante da cachoeira que apesar de ter um ambiente engraçado nos deu uns franguitos que tinham mais osso que carne. Mas estavam saborosos.
À vinda para cá ainda deu para parar e apreciar a flora. Inúmeros imbundeiros, uns cactos altíssimos que me fazem lembrar o faroeste e uns outros que apresentam uma flor vermelha nesta época do ano e que parecem candelabros. O passeio foi muito fixe e apesar de a companhia ter sido ótima, adorava poder vir mostrar tudo isto às minhas miúdas. Um beijinho saudoso para elas…